Tuesday, January 31, 2006

Quanto vale um minuto de sua atenção?

Um menino, diariamente pedia ao seu pai um minuto deatenção, para brincar oupara ver TV juntos ou para rever as lições de escola.Seu pai, no entanto, sempre dava uma desculpa de que não tinha tempo, estava ocupado, trabalhando ou preocupado com alguma outra coisa.
Certo dia o menino ao chamar o pai para brincar, este lhe respondeu:
- Não posso agora, estou trabalhando e meutempo custa dinheiro.
O menino, saiu da sala de cabeça baixa, triste por ter ouvido mais uma vez uma resposta negativa. No entanto, pensativo...Depois de algum tempo, ele dirigiu-se ao seu quarto ,retirou algumas moedas docofrinho e voltou a sala onde seu pai se encontrava.
- Pai.
- Que foi filho? Agora estou muito ocupado.
- Eu sei, só queria saber, quanto você ganha por hora trabalhada?
O pai, assustou-se com a pergunta, e deu uma respostaquase instantânea:
- Sei lá, 20, 30 reais, não sei ao certo.
O menino, mostrou-lhe as moedas em suas mãos eperguntou-lhe:
- Quanto dá pra eu comprar do seu tempo comeste dinheiro???
Pense, não deixe as pessoas que te amam esperando porum sorriso seu.
Mais precioso que seu tempo, são as pessoas que teamam e que estão sempre preocupadas com você.
(Colaboração: Lisiane Junges Subtil)

Monday, January 30, 2006

Faça o bem sem esperar recompensa

Jim nunca imaginou que as coisas acontecessem daquela forma. Enquanto trabalhava como salva-vidas, amava o que fazia. Num dia de folga, andando pela praia, ele viu uma mulher em perigo. Jogou-se na água e a trouxe para a praia. Depois a carregou até o posto salva-vidas, onde uma ambulância a levou para o hospital.
Victória ficou muito agradecida e passou a visitá-lo de vez em quando no posto. Quando sabia que ele estava trabalhando, mandava-lhe pizza. Jim retribuía com visitas e telefonemas. Os outros rapazes faziam gozação de sua amizade com aquela senhora. Ele não ligava.
Durante anos, mantiveram amizade. Certo dia, retornando de uma viagem, Jim ligou para a casa dela. Quem atendeu foi uma jovem, que se identificou como Bárbara. Era sua sobrinha. Contou-lhe que Victória havia morrido, vítima de um derrame. A sobrinha viera de outra cidade para resolver alguns negócios da tia.
Ela saiba tudo a respeito dele, pois sua tia lhe falou. O tempo passou. Uma noite, numa festa na praia, com amigos, Jim percebeu que as coisas estavam saindo do controle. Bebidas e drogas começaram a circular. Ele decidiu ir embora.
Logo depois, uma mulher que ele havia conhecido há apenas algumas horas antes também saiu. Quando ela foi dada como desaparecida e seu vestido esfarrapado foi encontrado ao lado da estrada, ele foi acusado de assassinato. Parecia um pesadelo. Ele mal a conhecia. Era uma acusação maluca. Mas a polícia precisava de um suspeito. E ele era um suspeito.
Um defensor público foi indicado para cuidar do caso, porque ele não tinha dinheiro. Foi preso e a fiança foi estipulada em um valor elevadíssimo. Jim achou que não teria mais saída. Então, um dia, recebeu um telefonema. Era Bárbara. Formada em Direito, ela ouviu o noticiário a respeito de sua prisão e perguntava se ele aceitaria que ela o defendesse gratuitamente.
Jim aceitou prontamente. Ela começou a se inteirar dos detalhes do caso. A única testemunha ocular que identificou Jim como o homem que saiu da festa com a mulher descreveu o casal como sendo da mesma altura. Alguma coisa estava muito errada. A suposta morta tinha 1,65m, Jim tinha quase 1,80m.
Graças a esse detalhe, ela conseguiu que a fiança fosse reduzida e Jim pôde ir para casa. Aquilo foi um presente para ele. Ela contratou um detetive que, depois de algum tempo, descobriu que a suposta vítima vivia num país vizinho. Ela decidira sair de casa e abandonar o marido para começar uma vida nova, com outra pessoa.
Depois de muita insistência, meses de trabalho, conseguiram que a mulher retornasse e se mostrasse à polícia, provando que estava viva. Jim estava livre da acusação. Hoje, ele vive com sua mulher e três filhos. Tem uma fazenda e dirige sua própria fábrica. Mas nunca vai se esquecer daquela amizade especial com Victória.
Comenta ele: "Se aquela mulher não tivesse falado de mim para sua sobrinha como o fez, é bem possível que eu estivesse apodrecendo na prisão pelo resto de minha vida. Devo minha vidà àquela mulher." No entanto, Bárbara tem uma visão diferente: "Ele salvou a vida de alguém que nem conhecia, mesmo não estando em serviço aquela hora. Esse tipo de amor pela humanidade não fica sem recompensa."
Faça o bem sem nunca aguardar recompensa. Mas guarde a certeza que os benefícios lhe chegarão de alguma forma, neste mundo ou no outro. Isto porque toda ação gera uma reação. E o bem somente gera o bem maior.
(Colaboração: Claudemir "Mi")

Friday, January 27, 2006

Enamorar-se de virtudes

O homem está sempre em busca da felicidade. Perseguindo essa, meta traça roteiros que imagina possam levá-lo à plenitude de seus sonhos. É comum que se encante de modo particular por uma pessoa, com quem deseja seguirpela vida afora.
Para conquistar esse ser, que parece a personificação de um ideal, nada se afigura muito trabalhoso ou difícil. Tomam-se cuidados especiais com a aparência, o modo de falar e de agir, a fim deimpressionar favoravelmente. É natural e saudável que se esteja disposto a labutar na conquista de uma meta, seja a companhia de uma pessoa, um projeto profissional ou outro desideratodigno de investimento. Os esforços despendidos na realização de um ideal, mesmo que ele não sejaatingido de pronto, sempre têm uma conseqüência positiva. Por exemplo, a persistência em ser gentil, educado e compreensivo com uma pessoa específica, que se pretende seduzir, pode tornar alguém consciente de seu agir equivocado nas demais situações.
Mas o fato é que a felicidade real jamais está nas mãos de outro ser humano, por especial que ele seja. Do mesmo modo, a conquista de um emprego, a aquisição de um bem, nada disso temo condão de conduzir o homem à plenitude de seu ser. A felicidade não está em coisas ou nos outros. Ela é um estado de consciência, de harmonia com as leis divinas. Veja-se o exemplo do Cristo. Nasceu em família pobre, jamais foi importante, no sentido mundano. Não era compreendido pelos que o cercavam. Padeceu o contato com massas ignorantes, com governantes despóticos, e teve morte violenta. Mas ninguém ousa sugerir que o Cristo foi um infeliz. Um Espírito de Sua envergadura evolutiva não poderia ser infeliz, embora tivessede enfrentar obstáculos. No entanto, sempre foi grandemente só, pela ausência na Terra de seres que Oombreassem em entendimento e valores. Ele foi feliz, embora não tivesse nada do que habitualmente se considera comoconducente à felicidade. Isso revela o quanto o homem se ilude ao eleger suas metas para uma vida maisplena. Viveremos para sempre, podendo contar por todo o tempo com uma única companhia:a nossa. E é muito entediante a convivência com alguém mesquinho, egoísta, arrogante,grosseiro ou inculto, não é mesmo? Então, um bom caminho para se atingir a genuína felicidade é nos indagar comogostaríamos de ser, não apenas nesta encarnação, mas com o passar dos séculos.Pensar, à longo prazo, pode ser uma eficiente forma de evitar o estabelecimentode metas equivocadas ou rasas. Dentro de algumas encarnações, de que adiantará ter conseguido muito dinheiro ouum corpo perfeito nesta vida? Com certeza muitos de nós já nos sentimos cansados de alguns de nossos defeitos,pois é triste chegar ao final do dia e lamentar os próprios atos.
Reflitamos sobre as virtudes que desejamos ter e busquemos nos enamorar delas,pois, uma vez conquistadas, serão nossas eternamente. Admiramos e desejamos a companhia de pessoas bondosas, generosas, calmas,honestas, trabalhadoras e gentis?
Então, sejamos assim, envidando esforços para desenvolver as qualidades almejadas, do mesmo modo que o faríamos para conquistar a pessoa amada ou oemprego cobiçado. Somente nossa transformação moral, com a adoção de um patamar de condutasublimada, pode nos tornar seres plenos e pacificados. Mas isso exige treino e esforço, pois nada de valioso na vida vem de graça. Não há como nos tornar virtuosos, exercitando vícios. Pensemos nisso.
(Colaboração: Valdelâmia Ribeiro)

Wednesday, January 25, 2006

Você faz parte dos 5% que fazem a diferença?

Quer saber qual a maior bronca que já levei na vida? Vou contar.
Tínhamos uma aula de Fisiologia na escola de medicina logo após a semana da Pátria. Como a maioria dos alunos havia viajado aproveitando o feriado prolongado, todos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas e a excitação era geral.
Um velho professor entrou na sala e imediatamente percebeu que iria ter trabalho para conseguir silêncio. Com grande dose de paciência tentou começar a aula, mas você acha que minha turma correspondeu? Que nada. Continuamos no papo como se o professor não estivesse lá, afinal a conversa sobre as aventuras do feriado parecia muito mais interessante que qualquer assunto da Fisiologia, (pelo menos era impressão do momento!).
Com um certo constrangimento, o professor tornou a pedir silêncio educadamente. Não adiantou, ignoramos a solicitação e continuamos firmes na conversa. Foi aí que o velho professor perdeu a paciência e leu a maior bronca que eu já presenciei. Veja que ele disse.
"Prestem atenção porque eu vou falar isso uma única vez, disse, levantando a voz. Um silêncio carregado de culpa se instalou em toda a sala e o professor continuou. Desde que comecei a lecionar, isso já faz muito anos, descobri que nós professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma. Em todos esses anos observei que de cada cem alunos, apenas cinco são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro; apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil.
O interessante é que esta porcentagem vale para todo o mundo. Se vocês prestarem atenção, notarão que de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença; de cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; e podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais.
É uma pena muito grande não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta>sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário>para dar uma boa aula e dormiria tranquilo sabendo Ter investido nos>melhores. Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos. Só o tempo é capaz de mostrar isso. Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto. Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá. Obrigado pela atenção e vamos à aula de hoje.
Nem preciso dizer o silêncio que ficou na sala e o nível de atenção que o professor conseguiu após aquele discurso. Aliás, a bronca tocou fundo em todos nós, pois minha turma teve um comportamento exemplar em todas as aulas de Fisiologia durante todo o semestre; afinal quem gostaria de espontaneamente ser classificado como fazendo parte do resto?
Hoje não me lembro muita coisa das aulas de Fisiologia, mas a bronca do professor eu nunca mais esqueci. Para mim, aquele professor foi um dos 5% que fizeram a diferença em minha vida.
De fato, percebi que ele tinha razão e, desde então, tenho feito de tudo para ficar sempre no grupo dos 5%, mas, como ele disse, não há como saber se estamos indo bem ou não; só o tempo dirá a que grupo pertencemos. Contudo, uma coisa é certa: se não tentarmos ser especiais em tudo que>fazemos, seguramente sobraremos na turma do resto.
(Colaboração: Renata Takeara)

Tuesday, January 24, 2006

O valor das pessoas

Um famoso palestrante começou um seminário numa sala com 200 pessoas, segurando uma nota de R$100,00. Ele perguntou:
-"Quem de vocês quer esta nota de R$100,00??"
Todos ergueram a mão... Então ele disse:
- "Darei esta nota a um de vocês esta noite, mas primeiro, deixem- me fazer isto..."
Aí, ele amassou totalmente a nota. E perguntou outra vez:
- "Quem ainda quer esta nota?"
As mãos, continuavam erguidas... E continuou:
- "E se eu fizer isso..."
Deixou a nota cair ao chão, começou a pisá-la e esfregá-la. Depois, pegou a nota, agora já imunda e amassada e perguntou:
- E agora?- Quem ainda vai querer esta nota de $100,00??"
Todas as mãos voltaram a se erguer. O palestrante voltou-se para a platéia e disse que tinha ensinado uma lição... Não importa o que eu faça com o dinheiro, vocês continuaram a querer esta nota, porque ela não perde o valor.
Esta situação também acontece com a gente... Muitas vezes, em nossas vidas, somos amassados, pisoteados e ficamos nos sentindo sem importância. Mas, não importa.... Jamais perderemos o nosso valor. Sujos ou limpos, amassados ou inteiros, magros ou gordos, altos ou baixos, nada disso importa!Nada disso altera a importância que temos!O preço de nossas vidas, não é pelo que aparentamos ser, mas pelo que fizemos e sabemos!!!
(Colaboração: Wilson Cunha)

Monday, January 23, 2006

Erga-se!

Sabe aquele momento que a gente pensa que chegou no limite das próprias forças e que não vai mais conseguir avançar?
Quando não contemos as lágrimas (e nem devemos!) e tudo parece um grande vazio...
Esse momento que, não importa a nossa idade, pensamos que já é o fim...
e um desânimo enorme toma conta da gente...
Esse momento, ao contrário do que parece, é justamente o ponto de partida!!!
Se chegamos a um estado em que não avançamos mais, é que devemos provavelmente tomar uma outra direção.
Quando chegamos a esse ponto de tal insatisfação é sinal de que alguma coisa deve ser feita.
Não espere que os outros construam pra você, planeje e faça!
Você é responsável pelos próprios sonhos e pela realização destes.
Nas obras da vida não precisamos de arquitetos para planejar por nós.
Com um pouco de imaginação e um muito de boa vontade podemos reconstruir sozinhos a casa que vamos morar e o futuro que nos oferecemos.
É humano se sentir fragilizado às vezes é mesmo necessário para que tenhamos consciência que não somos infalíveis, não somos super-heróis, mas seria desumano parar por aí. E injusto. Para os outros, mas principalmente para consigo mesmo.
Recomeçar é a palavra!
Recomeçar cada vez, a cada queda, a cada fim de uma estrada! Insistir!...
Se alguém te feriu, cure-se!
Se te derrubaram, levante-se!
Se te odeiam, ame!
Erga-se! Erga a cabeça!
Olhando pra baixo só podemos ver os próprios pés. É preciso olhar pra frente.
Faça um gesto gentil, tenha uma atitude positiva.
É sempre possível fazer alguma coisa!
Não culpe os outros pelas próprias desilusões, pelos próprios fracassos.
Se somos nossos próprios donos para as nossas vitórias, por que não seríamos para as nossas derrotas?
Onde errou, não erre mais!
Onde caiu, não caia mais!
Se você já passou por determinado caminho, deve ter aprendido a evitar certas armadilhas.
Então, siga!
Autoria: Leticia Thompson
(Enviado por Renata Takeara)

Operação Cavalo de Tróia - Trecho 6"

"- Se Tua presença no mundo obedece a uma razão tão elementar como a de deixar uma mensagem para toda a humanidade, não crês que "tua igreja" está sobrando?
- Minha igrejâ? - perguntou por sua vez Jesus, emhora, em minha opinião, ele tivesse entendio perfeitamente - Não tive nem tenho a menor intenção de fundar uma igreja tal como tu pareces entendê-la.
Aquela resposta me perturbou demais.
- Mas tu disseste que a palavra do Pai deveria ser estendida até os confins da terra...
- Em verdade te digo que assim será. Mas isso não implica condicionar ou dobrar minha mensagem à vontade do poder ou da sleis humanas. Não é possível que um homem monte dois cavalos ou que dispare dois arcos. Como não é possível que um criado sirva a dois amos. Senão, ele honrará a um e ofenderá ao outro. Ninguém que esteja bebendo vinho velho desjea naquele momento beber vinho novo. Não se verte vinho novo em odres velhos, para que não se azede, nem se despeja vinho velho em odres novos, para que não se deteriore. Nem se cose um remendo velho em um vestido novo porque se faria um rasgão. Da mesma forma te digo: minha mensagem só necessita de corações sinceros que a transmitam; não de palácios ou de falsas dignidades e púrpuras que a cubram...
- Tu sabes que não será assim.
- Ai dos que se antepuserem à minha vontade!
- E qual é a tua vontade?
- Que os homens se amem como eu os tenho amado. Isto é tudo.
- Tens razão - admiti. - Para isso não é preciso montar novas burocracias, nem códigos, nem chefaturas... Não obstante, muitos dos homens do meu mundo desejariam fazer-te uma pergunta...
- Adiante - animou-me o Galileu.
- Poderíamos chegar a Deus sem passar pela igreja?
O rabi suspirou.
- E tu necessitas dessa igreja para chegar ao teu coração?
Uma confusão extrema bloqueou-me a voz. E Jesus percebeu.
- Muito antes de que existisse a tribo de Davi, irmão Jasão, muito antes de que o homem fosse capaz de se eerguer sobre si mesmo, meu Pai havia semeado a beleza e a sabedoria da terra. Quem vem antes, portanto, Deus ou essa igreja?
- Muitos sacerdotes do meu mundo - repliquei - consideram essa igreja como santa.
- Santo é o meu pai. Santos serei todos vós no dia em que amardes.
- Então - e peço que me perdoes pelo que vou dizer -, essa igreja está sobrando...
- O amor não necessita de templos ou legiões. Um homem tira o bem ou o mal de seu próprio coração. Um só mandamento vos é dado, e tu sabes qual é... O dia em que meus discípulos fizerem toda a humanidade saber que o Pai existe, sua missão estará concluída.
- É curioso: esse Pai parece não ter pressa.
O gigante olhou-me compassivamente.
- Em verdade te digo que Ele sabe que terminará triunfando. O homem sofre de cegueira, mas eu vim para lhe abrir os olhos. Outros seres descobriram já que é mais vantajosos viver no Amor.
- Que ocorre então conosco? Por que não conseguimos encontrar essa paz?
- Eu já disse que os tíbios, eu os vomitarei pela boca, mas não tentes mortificar teus irmãos na malícia ou na pressa. Deixa que cada espírito encontre seu caminho. ele mesmo, no final, será seu juiz e defensor.
- Então, tudo isso de juízo final...
- Por que tanto vos preocupais todos com o final, se nem sequer conheceis o princípio? Já te disse que do outro lado vos espera a surpresa...
- Tenho a impressão de que tu serias considerado excessivamente liberal para as igrejas do meu mundo.
- Deus é tão liberal, como dizes, que até mesmo permite que te enganes. Ai daqueles que se arrogam o papel de sabedores, respondendo ao erro com o erro e à maldade com a maldade! Ai dos que monopolizam Deus!"
(extraído de Operação Cavalo de Tróia, de J. J. Benitez)

Sunday, January 22, 2006

Olhe na direção certa - Charles Chaplin

Quando estiver em dificuldade e pensar em desistir, lembre-se dos obstáculos que já superou. OLHE PARA TRÁS.
Se tropeçar e cair, levante, não fique prostrado. Esqueça o passado. OLHE PARA FRENTE.
Ao sentir-se orgulhoso por alguma realização pessoal, sonde suas motivações. OLHE PARA DENTRO.
Antes que o egoísmo o domine, enquanto seu coração é sensível, socorra aos que o cercam. OLHE PARA OS LADOS.
Na escalada rumo às altas posições no afã de concretizar seus sonhos, observe se não está pisando EM ALGUEM. OLHE PARA BAIXO.
Em todos os momentos da vida, seja qual for sua atividade, busque a aprovação de Deus!
OLHE PARA CIMA.
"Nunca se afaste de seus sonhos, pois se eles se forem, você continuara vivendo, mas terá deixado de existir".
(Colaboração: Lâmia Antunes)

Saturday, January 21, 2006

Se eu ainda tivesse minha vida para viver - Emma Bombeck

Se eu ainda tivesse minha vida para viver...
Teria falado menos e escutado mais.
Teria convidado amigos para o jantar,
mesmo que o carpete estivesse manchado e o sofá desbotado.
Teria comido pipoca na sala de visitas
e me preocupado menos com a sujeira
quando alguém quisesse acender um fogo na lareira.
Teria tido tempo para escutar o meu avô relembrar sua juventude.
Nunca teria insistido para que as janelas do carro
ficassem fechadas em um lindo dia de verão,
só para não desfazer meu penteado.
Teria acendido a vela esculpida em forma de rosa
antes que ela envelhecesse guardada.
Teria sentado no chão com as crianças
e não me preocupado com as manchas de graxa.
Teria chorado e rido menos assistindo à televisão...
e mais assistindo à vida.
Teria ido para a cama quando estivesse doente ao invés
de pensar que a Terra iria parar se eu não estivesse lá.
Não teria comprado nada unicamente por ser prático,
não mostrar a sujeira ou ser garantido por toda vida.
Ao invés de passar os nove meses de gestação
desejando que ela chegasse ao fim,
teria curtido cada momento, reconhecendo que a maravilha
crescendo dentro de mim era a única chance
de observar Deus em um milagre.
Quando meus filhos viessem me beijar impetuosamente,
eu nunca teria dito "Mais tarde. Agora vão se lavar para jantar."
Teria havido mais "Eu te amo"...,
mais "Me desculpe"...
Mas principalmente, se me fosse dado mais um pedaço de vida,
eu teria medido cada minuto...
Olhando-o e realmente vendo-o... vivendo-o.
e nunca desperdiçando-o!
Eu teria dito a todos os meus amigos como eu os amo...
e preciso deles!
(Colaboração: Lâmia Antunes)

Friday, January 20, 2006

Riqueza e Pobreza

Aquela mãe era muito especial. Com dez filhos, ela conseguiu educar sua filha até a segunda série, sem que ela se desse conta da pobreza em que vivia.
Afinal, a menina tinha tudo que precisava: nove irmãos e irmãs para brincar, livros para ler, uma boneca feita de retalhos e roupas limpas que ela habilmente remendava ou, às vezes, fazia.
À noite, ela lavava e trançava o cabelo da filha para que ela fosse à escola no dia seguinte. Seus sapatos estavam sempre limpos e engraxados.
A menina era feliz na escola. Adorava o cheiro de lápis novos e do papel grosso que a professora distribuía para os trabalhos.
Até o dia em que, subindo os degraus da escola, encontrou duas meninas mais velhas. Uma segredou para a outra: "olha, essa é a menina pobre." E riram.
Mary ficou transtornada. No caminho para casa, ficou imaginando porque as meninas a consideravam pobre. Então olhou para seu vestido e, pela primeira vez, notou como era desbotado, um vinco na bainha denunciava que tinha sido aproveitado.
Olhou para os pesados sapatos de menino que estava usando e se sentiu envergonhada por serem tão feios.
Quando chegou em casa, sentia pena de si própria. Também pela primeira vez descobriu que o tapete da cozinha era velho, que havia manchas de dedos na pintura meio descascada das portas.
Tudo lhe pareceu feio e acanhado. Trancou-se em seu quarto até a hora do jantar perguntando-se porque sua mãe nunca lhe contara que eles eram pobres.
Decidiu sair do quarto e enfrentar sua mãe. "nós somos pobres?" Perguntou de repente. Ficou esperando que sua mãe negasse ou desse uma explicação satisfatória.
"Pobres?" Repetiu a mulher, pousando a faca com que descascava batatas. "não, não somos pobres. Olhe para tudo que temos."
Apontou para os filhos que brincavam na outra sala.
Através dos olhos de sua mãe, a menina pôde ver o fogo da lareira que enchia a casa com seu calor, as cortinas coloridas e os tapetes de retalhos que enfeitavam a casa.
Viu o prato cheio de biscoitos de aveia sobre a cômoda. Do lado de fora, o quintal que oferecia alegria e ventura para dez crianças.
"Talvez algumas pessoas pensem que somos pobres em matéria de dinheiro, mas temos tanto..."
E com um sorriso, a mulher se virou para preparar mais uma refeição para sua família. Em sua grandeza, ela nem se dava conta que, a cada noite, ela alimentava muito mais do que estômagos vazios.
Ela alimentava o coração e a alma de cada um dos filhos.
Riqueza e pobreza podem ser tidas como formas de se encarar o mundo. Para quem idealiza que recursos amoedados lhe poderão conceder tudo o que deseje em coisas materiais, riqueza será ter muito dinheiro à disposição.
Para quem pense na vida como uma extraordinária experiência, em que os sentimentos sejam prioridade, com certeza pensará que pobre é quem não tem a quem amar ou que o ame.
Recursos como saúde, família, afeto não se adquire senão com zelo, empenho e amor.
(Colaboração: Lâmia Antunes)

Operação Cavalo de Tróia - Trecho 5

"- O que podemos pensar dos que nunca amaram?
- Não existem tais pessoas.
- Que me dizes dos sangüinários, dos tiranos?...
- Eles também amam. À sua maneira. Quando passarem p ara o outro lado levarão um bom susto...
- Não entendo.
- Eles se darão conta, ao deixar este mundo, de que ninguém lhes perguntará por seus crimes, riquezas, poder ou beleza. Eles mesmos, e só eles, se convencerão de que a única medida válida, no "outro lado", é a do Amor. Se não amaste aqui, em teu tempo, somente tu te sentirás responsável.
- E o que ocorrerá com os que não tenham sabido amar?
- Queres dizer: com os que não tenham querido amar...
Novamente me senti confuso.
- ... Esses, amigo - prosseguiu o rabi captando minha dúvida - serão os grandes enganados e, em conseqüência, os últimos no Reino de meu Pai.
- Então teu Deus é um Deus de amor...
Jesus pareceu zangado.
- Tu és Deus!
- Eu, senhor?
- Em verdade te digo que todos os nascidos levam o selo da Divindade.
- Mas não respondeste a minha pergunta. Deus é um deus de amor?
- Não o fosse e não seria Deus.
- Nesse caso, devemos excluir de sua mente qualquer castigo ou prêmi0?
- É a nossa própria injustiça que se volta contra nós.
- Começo a intuir, Mestre, que tua missão é muito simples. Será que me engano se teu trabalho consiste em deixar uma mensagem?
O Nazareno sorriu satisfeito. Pôs sua mão sobre meu ombro e respondeu:
- Não poderias ter resumido melhor...
- Tu sabes que meu coração é duro - acrescentei. - Poderias repetir-me essa mensagem?
- Diz ao teu mundo que o Filho do Homem só veio para transmitir a vontade do Pai: que todos sois seus filhos!
- Isso já sabemos...
- Estás seguro? diz-me, Jasão, que significa para ti ser filho de Deus?
Senti que tinha sido pego de novo. Sinceramente, não tinha uma resposta válida. Nem mesmo estava seguro da existência desse Deus.
- Eu te direi - interveio o Mestre com grande doçura. - Ter sido criado pelo Pai supõe a máxima manifestação do amor. Ele dá tudo sem pedir nada em troca. Eu recebi o encargo de recordar isso. Essa é a minha mensagem.
- Deixa-me pensar... então, façamos o que façamos, estaremos condenados a ser felizes?
- É questão de tempo. É necessário que o mundo entenda e ponha em prática que o único meio para eles é o Amor. "
(extraído de Operação Cavalo de Tróia vol. 1, de J. J. Benitez)

Thursday, January 19, 2006

As três peneiras de Sócrates

Augustus procurou Sócrates e disse-lhe:
- Sócrates, preciso contar-lhe algo sobre alguém! Você não imagina o que me contaram a respeito de...
Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
- Espere um pouco Augustus. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?
- Peneiras? Que peneiras?
- Sim. A primeira, Augustus, é a da verdade. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro?
- Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram!
- Então suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira: a bondade. O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?
- Não, Sócrates! Absolutamente, não!
- Então suas palavras vazaram, também, a segunda peneira.Vamos agora para a terceira peneira: a necessidade. Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa?
- Não, Sócrates... Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar.
E Sócrates sorrindo concluiu:
- Se passar pelas três peneiras, não conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz! Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras porque:
Pessoas sábias falam sobre idéias;
Pessoas comuns falam sobre coisas;
Pessoas medíocres falam sobre pessoas
(Colaboração: Gustavo Ricci)

Operação Cavalo de Tróia - Trecho 4

"- Senhor, dá-me, ao menos, um sinal para que saibamos quando te revelarás aos homens pela segunda vez...
- Quando vos desnudardes sem sentir vergonha; quando tomardes vossas vestimentas, as colocardes sob os pés como as crianças e as pisoteardes, então vereis o Filho do Vivente e não temereis.
- Então meu mundo está muito longe desse dia. Ali os homens são inimigos dos homens e do próprio Deus.
Jesus não me deixou prosseguir.
- Estais equivocado. Deus não tem inimigos.
Aquela frase incisiva do Nazareno trouxe-me à memória muitas crenças sobre um Deus justiceiro que condena ao fogo do inferno o quemorre em pecado. E foi o que lhe disse. Cristo sorriu balançando a cabeça negativamente.
- Os homens são hábeis manipuladores da verdade. Um pai pode-se sentir aflito com as loucuras do filho, mas nunca o condenaria a um mal permanente. O inferno, como crêem em teu mundo, significaria que uma parte da Criação teria escapado das mãos do Pai... E posso assegurar que crer nisso é não conhecer o pai.
_ Por que então falaste em certa ocasião de fogo eterno e ranger de dentes?
- Se falando em parábolas não me compreendes, como então posso ensinar-te osmistérios do Reino? Em verdade, em verdade te digo que aquele que aposte forte e se equivoque sentirá como lhe rangem os dentes.
- É que a vida é uma aposta?
- Disseste tudo, Jasão. Uma aposta no Amor. É o único bem em jogo desde que se nasce."
(extraído de Operação Cavalo de Tróia vol. 1, de J. J. Benitez)

Tuesday, January 17, 2006

Bordado de Deus

O Prof. Damásio de Jesus é um dos maiores tratadistas do Direito Penal Brasileiro, com incontáveis publicações na área Processual. Em novembro de 2002 ele escreveu isso:
"Quando eu era pequeno, minha mãe costurava muito. Eu me sentava no chão, brincando perto ela, e sempre lhe perguntava o que estava fazendo. Respondia que estava bordando. Todo dia eram a mesma pergunta e a mesma resposta. Observava seu trabalho de uma posição abaixo de onde ela se encontrava sentada e repetia:
- Mãe, o que a senhora está fazendo?
Dizia-lhe que, de onde eu olhava, o que ela fazia me parecia muito estranho e confuso. Era um amontoado de nós, e fios de cores diferentes, compridos, curtos, uns grossos e outros finos. Eu não entendia nada. Ela sorria, olhava para baixo e gentilmente me explicava:
- Filho, saia um pouco para brincar e quando terminar meu trabalho eu chamo você e o coloco sentado em meu colo. Deixarei que veja o trabalho da minha posição.
Mas eu continuava a me perguntar lá de baixo:
- Por que ela usava alguns fios de cores escuras e outros claros? Por que me pareciam tão desordenados e embaraçados? Por que estavam cheios de pontas e nós ? Por que não tinham ainda uma forma definida? Por que demorava tanto para fazer aquilo?
Um dia, quando eu estava brincando no quintal, ela me chamou:
- Filho, venha aqui e sente em meu colo. Eu sentei no colo dela e me surpreendi ao ver o bordado. Não podia crer! Lá de baixo parecia tão confuso! E de cima vi uma paisagem maravilhosa!
Então minha mãe me disse:
- Filho, de baixo, parecia confuso e desordenado porque você não via que na parte de cima havia um belo desenho. Mas, agora, olhando o bordado da minha posição, você sabe o que eu estava fazendo. Muitas vezes, ao longo dos anos, tenho olhado para o céu e dito: - Pai, o que estás fazendo? Ele parece responder: - Estou bordando a sua vida, filho. E eu continuo perguntando: - Mas está tudo tão confuso... Pai, tudo em desordem. Há muitos nós, fatos ruins que não terminam e coisas boas que passam rápido. Os fios são tão escuros. Por que não são mais brilhantes? - O Pai parece me dizer: - Meu filho, ocupe-se com seu trabalho, descontraia-se, confie em Mim...e Eu farei o meu trabalho. Um dia, colocarei você em meu colo e então vai ver o plano da sua vida da minha posição. Muitas vezes não entendemos o que está acontecendo em nossas vidas. As coisas s ão confusas, não se encaixam e parece que nada dá certo. É que estamos vendo o avesso da vida! Do outro lado, Deus está bordando...
(Colaboração: Ivani Vianna)

Operação Cavalo de Tróia - Trecho 3

"- Tenho estado no centro do mundo e me revelado a eles na carne. Encontrei-os todos embriagados. Não encontrei ninguém sedento. Minha alma sofre pelos filhos dos homens porque estão cegos de coração; não vêem que chegaram vazios ao mundo e tencionam sair vazios do mundo. Agora estão bêbados. Quando vomitarem seu vinho se arrependerão.
- São palavras muito duras - eu lhe disse. - Tão duras como as que pronunciaste no cume do monte das Oliveiras, à vista de Jerusalém.
- Talvez os homens pensem que vim trazer paz ao mundo. Não sabem que estou aqui para lançar na terra divisão, fogo, espada e guerra... Pois haverá cinco em uma casa: três contra dois e dois contra três; o pai contra o filho, o filho contra o pai. E Eles estarão sós.
- Muitos, em meu mundo poderiam associar estas frases sobre o fim de Jerusalém como o fim dos tempos. Que tens a dizer sobre isto?
- As gerações futuras compreenderão que a volta do Filho do Homem não se dará pela mão do guerreiro. Esse dia será inesquecível: depois da grande atribulação - como não terá havido utra desde o princípio do mundo-, meu estandarte será visto nos céus por todas as tribos da terra. Esta será minha verdadeira e definitiva volta: sobre as nuvens do céu, como o relâmpago que sai do Oriente e brilha até o Ocidente...
- Que será a grande atribulaçã?
- Tu poderias chamá-la de "um parto de toda a Humanidade..."
Jesus não parecia muito disposto a dar-me detalhes.
- Diz ao menos quando se realizará.
- Daquele dia e daquela hora, ninguém sabe. Nemos anjos, nem o Filho. Só o que posso dizer é que será tão inesperado que muitos serão pilhados no meio de sua cegueira e iniqüidad...
- Meu mundo, do qual venho, distingue-se precisamente pela confusão e pela injustiça...
- Teu mundo não é nem melhor nem pior do que este. A ambos falta só o princípio que rege o Universo: o amor. "

Monday, January 16, 2006

Operação Cavalo de Tróia - Trecho 2

"- Senhor, conheço muitos que se têm "instalado" em sua sabedoria e dizem possuir a verdade.
- Diz-me uma coisa, Jasão. Onde cresce a semente?
- Na terra.
- Em verdade te digo que a verdadeira sabedoria só pode nascer no coração que tenha chegado a ser como o pó... O sábio e o ancião que não hesitarem em perguntar a um bebê de sete dias pelo lugar da Vida viverão. Porque muitos primeiros serão últimos e chegarão a ser um.
- Tu falas da verdade, mas onde devo buscá-la?
- Se os que vos guiam vos dizem: 'Vede, o Reino está no céu', então os pássaros do céu vos precederão. Se voz dizem que está no mar, então os peixes do mar vos precederão. Mas eu te digo que o reino de meu Pai está dentro e fora de vós. Quando vos conhecerdes, sereis conhecidos e sabereis que soiis filhos do Pai vivente. Mas se não vos conhecerdes, estareis na pobreza e sereis a pobreza.
O rabi deve ter notado minha confusão. então acrescentou:
- Alguma vez escutaste teu próprio coração?
Assenti, sem saber onde ele queria chegar.
- O segredo para possuir a verdade só está em meu Pai. Em verdade te digo que meu Pai tem estado em teu coração. Tens apenas de olhar 'para dentro'... Bem-aventurado o que usca, ainda que morra crendo que jamais encontrou. E ditoso o que, de tanto buscar, encontra. Quando encontrar, ficará perturbado. E tendo-se perturbado, ficará maravilhado e reinará sobre tudo.
- Senhor, olho ao meu redor e me maravilho e me entristeço ao mesmo tempo...
- Eu te asseguro, Jasão, que todo aquele que sabe ver o que tem diante dos olhos receberá a revelação do oculto. Não há nada oculto que não venha a ser revelado."
(extraído de Operação Cavalo de Tróia vol. 1, de J. J. Benitez)

Sunday, January 15, 2006

Operação Cavalo de Tróia - Trecho 1

O livro “Operação Cavalo de Tróia” trata de uma operação secreta de regressão no tempo, à época de Jesus Cristo. As viagens no tempo foram realizadas pelos americanos na década de 1970, sendo o "viajante" um major da força aérea, em cujo diário este livro está baseado. O livro é totalmente escrito em primeira pessoa. Seguem-se alguns trechos emocionantes da conversa entre Jesus Cristo e Jasão, o viajante.
“Jesus sentou-se ao meu lado, com a respiração ainda agitada e a testa coberta de suor.
- Jasão, amigo, que acontece? Tu estás aqui para dar testemunho e não deves fraquejar...
- Então sabes quem eu...
Jesus sorriu e, passando seu longo braço sobre meus ombros, apontou para a porta do jardim, onde ainda montavam guarda seus discípulos.
- Muito tempo irá passar até que eles e as gerações vindouras compreendam quem sou e porque fui enviado pro meu Pai... Tu, apesar de vires de onde vens, está mais próximo do que eles da verdade.
- Mestre, não compreendo por que teus homens andam armados. Muito poucos acreditariam nisso... no meu tempo.
- Os que estão comigo – respondeu com um tom de tristeza – não me entenderam.
- Senhor, há tantas coisas das quais eu gostaria de te falar...
- Ainda temos tempo. Tudo tem a sua vez.
Eu me sentia irritado. Tanto tempo aguardando aquela oportunidade e agora, a sós com o Mestre, eu não sabia o que dizer nem o que perguntar.
- Há pouco tu me perguntaste o que acontecia comigo. Como pudestes perceber?
- Levanta a pedra e ali me encontrarás. Corta a madeira e eu lá estarei. Onde houver solidão, ali estarei eu também.
- Sabes, durante toda a minha vida senti-me só...
Jesus replicou de forma fulminante:
- Eu sou a luz que está sobre todos. Há muitos que se mantêm junto à porta, mas em verdade te digo que só os solitários entrarão na câmara nupcial.
- Fico tranqüilo em saber que todos os que duvidamos temos um lugar no teu coração...
O gigante sorriu pela segunda vez. Mas agora seus olhos brilharam como o bronze polido.
- O mundo não é digno daquele que encontra a si mesmo...
- Mil vezes me tenho feito a mesma pergunta: por que estamos aqui?
- O mundo é uma ponte. Vós passais por ele, mas não vos instalais nele.
- Mas – insisti-, não respondeste minha pergunta.
- Sim, Jasão, sim, eu o fiz. Este mundo é como uma ante-sala do Reino de meu Pai. Prepara-te na ante-sala a fim de que pessoas ser admitido na sala do banquete. Sê um caminhante que não pára!”
(extraído de Operação Cavalo de Tróia, vol. 1, de J. J. Benitez)

Se amar fosse fácil - Padre Zezinho

Se amar fosse fácil, não haveria tanta gente amando mal, nem tanta gente mal amada.
Se amar fosse fácil, não haveria tanta fome, nem tantas guerras, nem gente sem sobrenome.
Se amar fosse fácil, não haveria crianças nas ruas sem ter ninguém, nem haveria orfanatos, porque as famílias serenas adotariam mais filhos, nem filhos mal concebidos, nem esposas mal amadas, nem mixês, nem prostitutas.
E nunca ninguém negaria o que jurou num altar, nem haveria divórcio e nem desquite, jamais...
Se amar fosse tão fácil, não haveria assaltantes e as mulheres gestantes não tirariam seu feto, nem haveria assassinos, nem preços exorbitantes nem os que ganham demais, nem os que ganham de menos.
Se amar fosse tão fácil nem soldados haveria, pois ninguém agrediria, no máximo ajudariam no combate ao cão feroz.
Mas o amor é sentimento que depende de um "eu quero", seguido de um "eu espero";
e a vontade é rebelde, o homem, um egoísta que maximiza seu "eu" por isso, o amor é difícil.
Jesus Cristo não brincava quando nos mandou amar. E, quando morreu amando deu a suprema lição. Não se ama por ser fácil, ama-se porque é preciso!

Tuesday, January 10, 2006

Viva a vida!

"Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém
que o que mais queremos é tirar esta pessoa de nossos sonhos e abraçá-la.
Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quer ser, porque você possui apenas uma vida e nela só temos uma chance de fazer aquilo que queremos.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce.
Dificuldades para fazê-la forte.
Tristeza para fazê-la humana.
E esperança suficiente para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas.
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos.
A felicidade aparece para aqueles que choram..
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem a importância das pessoas que passam por suas vidas.
O futuro mais brilhante é baseado num passado intensamente vivido.
Você só terá sucesso na vida quando perdoar os erros e as decepções do passado.
A vida é curta, mas as emoções que podemos deixar, duram uma eternidade.
A vida não é de se brincar porque em um belo dia se morre."
(Colaboração: Renata Takeara)

Monday, January 09, 2006

Seja idiota - Arnaldo Jabor

A idiotice é vital para a felicidade.
Gente chata essa que quer ser séria, profunda e visceral sempre. Putz!
A vida já é um caos, por que fazermos dela, ainda por cima, um tratado?
Deixe a seriedade para as horas em que ela é inevitável: mortes, separações, dores e afins
No dia-a-dia, pelo amor de Deus, seja idiota!
Ria dos próprios defeitos.
E de quem acha defeitos em você.
Ignore o que o boçal do seu chefe disse.
Pense assim: quem tem que carregar aquela cara feia, todos os dias, inseparavelmente, é ele.
Pobre dele.
Milhares de casamentos acabaram-se não pela falta de amor, dinheiro, sexo, sincronia, mas pela ausência de idiotice.
Trate seu amor como seu melhor amigo, e pronto.
Quem disse que é bom dividirmos a vida com alguém que tem conselho pra tudo, soluções sensatas, mas não consegue rir quando tropeça?
hahahahahahahahaha!...
Alguém que sabe resolver uma crise familiar, mas não tem a menor idéia de como preencher as horas livres de um fim de semana?
Quanto tempo faz que você não vai ao cinema?
É bem comum gente que fica perdida quando se acabam os problemas.
E daí, o que elas farão se já não têm por que se desesperar?
Desaprenderam a brincar.
Eu não quero alguém assim comigo.
Você quer?
Espero que não.
Tudo que é mais difícil é mais gostoso, mas...
a realidade já é dura; piora se for densa.
Dura, densa, e bem ruim.
Brincar é legal. Entendeu?
Esqueça o que te falaram sobre ser adulto, tudo aquilo de não brincar com comida, não falar besteira, não ser imaturo, não chorar, não andar descalço, não tomar chuva.
Pule corda!
Adultos podem (e devem) contar piadas, passear no parque, rir alto e lamber a tampa do iogurte.
Ser adulto não é perder os prazeres da vida - e esse é o único "não" realmente aceitável.
Teste a teoria.
Uma semaninha, para começar.
Veja e sinta as coisas como se elas fossem o que realmente são: passageiras.
Acorde de manhã e decida entre duas coisas:
ficar de mau humor e transmitir isso adiante ou sorrir...
Bom mesmo é ter problema na cabeça,
sorriso na boca e paz no coração!
Aliás, entregue os problemas nas mãos de Deus e que tal um cafezinho gostoso agora?
"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios.
Por isso cante, chore,
dance e viva intensamente antes que a cortina se feche"
(Arnaldo Jabor)

Sunday, January 08, 2006

O segredo do casamento - Stephen Kanitz

Meus amigos separados não cansam de me perguntar como eu consegui ficar casado trinta anos com a mesma mulher. As mulheres, sempre mais maldosas que os homens, não perguntam a minha esposa como ela consegue ficar casada com o mesmo homem, mas como ela consegue ficar casada comigo.
Os jovens é que fazem as perguntas certas, ou seja, querem conhecer o segredo para manter um casamento portanto tempo.
Ninguém ensina isso nas escolas, pelo contrário. Não sou um especialista do ramo, como todos sabem, mas, dito isso, minha resposta é mais ou menos a que segue.
Hoje em dia o divórcio é inevitável, não dá para escapar. Ninguém agüenta conviver com a mesma pessoa por uma eternidade. Eu, na realidade, já estou em meu terceiro casamento – a única diferença é que me casei três vezes com a mesma mulher. Minha esposa, se não me engano, está em seu quinto, porque ela pensou em pegar as malas mais vezes do que eu.
O segredo do casamento não é a harmonia eterna. Depois dos inevitáveis arranca-rabos, a solução é ponderar, se acalmar e partir de novo com a mesma mulher. O segredo, no fundo, é renovar o casamento, e não procurar um casamento novo. Isso exige alguns cuidados e preocupações que são esquecidos no dia-a-dia do casal.
De tempos em tempos, é preciso renovar a relação. De tempos em tempos, é preciso voltar a namorar, voltar a cortejar, voltar a se vender, seduzir e ser seduzido. Há quanto tempo vocês não saem para dançar? Há quanto tempo você não tenta conquistá-la ou conquistá-lo como se seu par fosse um pretendente em potencial? Há quanto tempo não fazem uma lua-de-mel, sem os filhoseternamente brigando para ter sua irrestrita atenção?
Sem falar nos inúmeros quilos que se acrescentaram a você, depois do casamento. Mulher e marido que se separam perdem 10 quilos num único mês, por que vocês não podem conseguir o mesmo? Faça de conta que você está de caso novo. Se fosse um casamento novo, você certamente passaria a freqüentar lugares desconhecidos, mudaria de casa ou apartamento, trocaria seu guarda-roupa, os discos, o corte decabelo e a maquiagem. Mas tudo isso pode ser feito semque você se separe de seu cônjuge.
Vamos ser honestos: ninguém agüenta a mesma mulher ou marido por trinta anos com a mesma roupa, o mesmo batom, com os mesmos amigos, com as mesmas piadas. Muitas vezes não é sua esposa que está ficando chata emofada, são os amigos dela (e talvez os seus), são seus próprios móveis com a mesma desbotada decoração. Se você se divorciasse, certamente trocaria tudo, que é justamente um dos prazeres da separação. Quem se separa se encanta com a nova vida, a nova casa, umnovo bairro, um novo círculo de amigos.
Não é preciso um divórcio litigioso para ter tudoisso. Basta mudar de lugares e interesses e não se deixar acomodar. Isso obviamente custa caro, e muitas uniões se esfacelam porque o casal se recusa a pagar esses pequenos custos necessários para renovar um casamento. Mas, se você se separar, sua nova esposa vai querer novos filhos, novos móveis, novas roupas, evocê ainda terá a pensão dos filhos da união anterior.
Não existe essa tal "estabilidade do casamento", nem ela deveria ser almejada. O mundo muda, e você também, seu marido, sua esposa, seu bairro e seus amigos. A melhor estratégia para salvar um casamento não é manter uma "relação estável", mas saber mudar junto. Todo cônjuge precisa evoluir, estudar, aprimorar-se, interessar-se por coisas que jamais teria pensado fazer no início do casamento. Você faz isso constantemente no trabalho, por que não fazer na própria família? É o que seus filhos fazem desde que vieram ao mundo.
Portanto, descubra o novo homem ou a nova mulher que vive a seu lado, em vez de sair por aí tentando descobrir um novo e interessante par. Tenho certeza de que seus filhos os respeitarão pela decisão de se manterem juntos e aprenderão a importante lição de como crescer e evoluir unidos apesar das desavenças. Brigas e arranca-rabos sempre ocorrerão; por isso, de vez em quando é necessário casar-se de novo, mas tente fazê-lo sempre com o mesmo par.
"O segredo do casamento não é a harmonia eterna. Os arranca-rabos são inevitáveis. O segredo, no fundo, é renovar o casamento, e não procurar um casamento novo"
(Colaboração: Lisiane Junges)

Saturday, January 07, 2006

Desejo a você - Victor Hugo

Desejo, primeiro, que você ame,
e que amando, também seja amado.
E que se não for, seja breve em esquecer.
E que esquecendo, não guarde mágoa.
Desejo também que tenha amigos, ainda que maus e inconseqüentes.
Que sejam corajosos e fiéis, e que pelo menos num deles você possa confiar sem duvidar.
E porque a vida é assim, desejo ainda que você tenha adversários.
Nem muitos, nem poucos, mas na medida exata
para que, algumas vezes, você se interpele a respeito de suas próprias certezas.
E que entre eles, haja pelo menos um que seja justo,
para que você não se sinta demasiado seguro.
Desejo, depois, que você seja útil, mas não insubstituível.
E que nos maus momentos, quando não restar mais nada,
essa utilidade seja suficiente para manter você de pé.
Desejo, ainda, que você seja tolerante,
não com os que erram pouco, porque isso éfácil, mas com os que erram muito e irremediavelmente,
e que fazendo bom uso dessa tolerância, você sirva de exemplo aos outros.
Desejo que você, sendo jovem, não amadureça depressa demais,
e que, sendo maduro, não insista em rejuvenescer,
e que, sendo velho, não se entregue ao desespero.
Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor,
e é preciso deixar que aconteçam no tempo certo.
Desejo, por sinal, que você seja triste,
não o ano todo, mas apenas um dia.
E quen esse dia descubra que o riso diário é bom,
o riso habitual é insosso e o riso constante é insano.
Desejo que você descubra, com a máxima urgência, acima e a respeito de tudo,
que existem oprimidos e infelizes, e que estão à sua volta.
Desejo, ainda, que você afague um gato, alimente um cuco e ouça o João-de-barro erguer triunfante o seu canto matinal
porque, assim, você se sentirá bem por pouca coisa.
Desejo também que você plante uma semente,
por mais minúscula que seja, e acompanheo seu crescimento,
para que saiba de quantas muitas vidas é feita uma árvore.
Desejo, outrossim, que você tenha dinheiro,
porque é preciso ser prático.
E que pelo menos uma vez por ano coloque um pouco dele na sua frente e diga "isso é meu",
só para que fique bem claro quem é o dono de quem.
Desejo também que nenhum de seus afetos morra, por ele e por você,
mas que, se morrer, você possa chorar sem se lamentar e sofrer sem se culpar.
Desejo, por fim, que você, sendo homem, tenha uma boa mulher,
e que sendo mulher,tenha um bom homem
e que se amem hoje, amanhã e nos dias seguintes,
e quando estiverem exaustos e sorridentes,
ainda haja amor para recomeçar...
(Colaboração: Renata Takeara)

Friday, January 06, 2006

Para que serve uma relação - Dráuzio Varela

Definição mais simples e exata sobre o sentido de mantermos uma relação: "uma relação tem que servir para tornar a vidados dois mais fácil e feliz".
Vou dar continuidade a esta afirmação porque o assunto é bom e merece ser desenvolvido. Algumas pessoas mantém relaçõespara se sentirem integradas na sociedade, para provarem a si mesmas que são capazes de ser amadas, para evitar a solidão, por dinheiro ou por preguiça. Todos fadados à frustração.
Uma relação tem que servir para você se sentir 100% à vontade com outra pessoa, à vontade para concordar com ela e discordar dela, para ter sexo sem não-me-toques ou para cair no sono logo após o jantar, pregado.
Uma relação tem que servir para você ter com quem ir ao cinema de mãos dadas, para ter alguém que instale o som novo enquanto você prepara uma omelete, para ter alguém com quem viajar para um país distante, para ter alguém com quem ficar em silêncio sem que nenhum dos dois se incomode com isso.
Uma relação tem que servir para, às vezes, estimular você a se produzir, e, quase sempre, estimular você a ser do jeito que é, de cara lavada e bonita a seu modo.
Uma relação temque servir para um e outro se sentirem amparados nas suas inquietações, para ensinar a confiar, para respeitar as diferenças que há entre as pessoas, e deve servir para fazer os dois se divertirem demais, mesmo em casa, principalmenteem casa.
Uma relação tem que servir para cobrir as despesas um dooutro num momento de aperto, e cobrir as dores um do outro num momento de melancolia, e cobrirem o corpo um do outro quando o cobertor cair.
Uma relação tem que servir para um acompanhar o outro ao médico, para um perdoar as fraquezas do outro, para um abrira garrafa de vinho e para o outro abrir o jogo, e para os dois abrirem-se para o mundo, cientes de que o mundo não se resume aos dois.
(Dráuzio Varela)

Thursday, January 05, 2006

Não se esqueça que...

Não esqueça...
Sua presença é um presente para o mundo. Você é único e só há um igual a você.
Sua vida pode ser o que quiser que ela seja.
Viva os dias, apenas um de cada vez.
Conte suas bênçãos, não seus problemas. Você os superará, venha o que vier.
Dentro de você há muitas respostas.
Compreenda, tenha coragem, seja forte.
Não coloque limites em si mesmo.
Muitos sonhos estão esperando para serem realizados.
As decisões são muito importantes para serem deixada ao acaso.
Alcance seu máximo, seu melhor e seu prêmio.
Nada consome mais energia do que a preocupação.
Quanto mais tempo se carrega um problema, mais pesado ele fica.
Não leve as coisas tão a sério.
Viva uma vida de serenidade, não de arrependimentos.
Lembre-se de que um pouco de amor dura muito. Lembre-se muito disso: dura para sempre. Lembre-se que a amizade é um investimento sábio.
Os tesouros da vida são todas as pessoas.
Perceba que nunca é tarde demais.
Faça coisas simples e de forma simples.
Tenha saúde, esperança e felicidade.
Encontre tempo para fazer pedidos a uma estrela.
E nunca se esqueça: pode ser que um dia você perceba o quanto é especial!
(Colaboração: Renata Takeara)

Wednesday, January 04, 2006

Ano novo, vida nova

E por alguns segundos o mundo faz uma pausa... conta-se regressivamente até que explodam nos céus fogos de artifício anunciando um novo ano!... E tudo recomeça!!!
Aparentemente nada mudou. Um dia não faz diferença do outro, mesmo se as datas mudam, se o ano muda.
Mas somos nós sim, hoje, mais vividos e experientes que ontem. Somos nós trazendo na bagagem nossas histórias que, querendo ou não, acabam contribuindo para a história da humanidade. Somos nós cheios de promessas a nós, aos outros...
Para se recomeçar alguma coisa, é necessário estabelecer metas, criar sonhos, se inventar objetivos, fazer planos e trabalhar por eles. Sem isso, estacamos e a vida perde o senso.
Se alguém se perde num oceano e não vê nada, se afoga, mas enquanto tiver a visão de uma ilha, ele vai lutar para chegar a ela. E nesse mar da vida, nossa ilha são nossos objetivos, que nos motivam e dão sentido a tudo o que fazemos.
Certo, tudo o que planejamos não se realizará nos próximos trezentos e sessenta e cinco dias! Mas quão grande é a alegria do jardineiro ao ver brotar ao menos uma flor na terra onde laborou com todo o seu coração!!!Se pelo menos um dos nossos grandes sonhos for levado adiante, por ele vai ter valido a pena todo o esforço da caminhada.
Nunca diga que seu sonho é inacessível se você ainda não deu o máximo do que pode por ele! Não pense que uma estrela é inalcançável por que você está na terra e ela no céu. A vida tem mistérios insondáveis e poder apreciar o brilho dela já é o primeiro passo para trazê-la até você. Deus nos fornece todas as ferramentas de que precisamos para construir nossa vida, mas a nós cabe o uso dessas.
Lembre-se que o amor é a única chave que abre todas as portas. Não olhe para os lados para ver se seu vizinho corre mais que você, constrói melhor ou pior. O tempo que você perde com isso poderia ser aproveitado para que você avance. Concentre-se no seu trabalho e na sua meta. O mais importante é chegar ao fim.
Um ano novo pode não significar uma vida nova, mas nada impede que você tenha uma vida renovada. E isso é tudo o que eu desejo para você! Tenha um renovado Ano Novo!
(Colaboração: Lâmia Antunes)

Tuesday, January 03, 2006

Ninguém é dono da sua felicidade

Ninguém é dono da sua felicidade.
Por isso, não entregue sua alegria, sua paz, sua vida nas mãos de ninguém, absolutamente ninguém!
Nunca se esqueça de que somos livres, não pertencemos a ninguém.
Se você anda repetindo muito "eu preciso de você" ou, "você é a razão da minha vida", cuide-se!
A razão da sua vida é você mesmo.
Pare de colocar sua felicidade cada dia mais distante de você.
Abrace os que estão ao seu alcance hoje.
Se anda desesperado por problemas financeiros ou do coração, calma!
Você é reflexo do que pensa diariamente.
Pare de pensar mal de você e seja seu melhor amigo sempre.
Sorria! Com um sorriso, o mundo se abre para você.
Trabalhe, trabalhe muito a seu favor.
Pare de esperar a felicidade sem esforços.
Pare de exigir das pessoas aquilo que você nem conquistou ainda.
Critique menos, trabalhe mais!
E nunca se esqueça de agradecer.
A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las!
(Colaboração: Renata Takeara)

Monday, January 02, 2006

Quando me amei - Carlos Drummond de Andrade

Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato. E, então, pude relaxar. Hoje sei que isso tem nome... auto-estima.
Quando me amei de verdade, pude perceber que a minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra as minhas verdades. Hoje sei que isso é... autenticidade.
Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento. Hoje chamo isso de... amadurecimento.
Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo. Hoje sei que o nome disso é... respeito.
Quando me amei de verdade, comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... pessoas, tarefas, crenças, tudo e qualquer coisa que me deixasse para baixo. De início, minha razão chamou essa atitude de egoísmo. Hoje sei que se chama... amor -próprio.
Quando me amei de verdade, deixei de temer meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro. Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo. Hoje sei que isso é... simplicidade.
Quando me amei de verdade, desisti de querer ter sempre razão e, com isso, errei muito menos vezes. Hoje descobri a... humildade.
Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de me preocupar muito com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece. Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... plenitude.
Quando me amei de verdade, percebi que a minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando eu a colocoa serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada. Tudo isso é.... saber viver!
A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade."
(Colaboração: Lâmia Antunes)

Sunday, January 01, 2006

Meu filho deu a vida por vocês!

Imagine que é uma típica tarde de sexta-feira e você está dirigindo em direção à sua casa. Você sintoniza o rádio. O noticiário está falando de coisas de pouca importância. Você ouve que numa cidadezinha distante morreram 3 pessoas de uma gripe, até então, totalmente desconhecida. Não presta muita atenção ao tal acontecimento e esquece assunto.
Na segunda-feira, quando acorda, escuta que já não são 3, mas 30.000, as pessoas mortas pela tal gripe, nas colinas remotas da Índia. Um grupo do Controle de Doenças dos EUA foi investigar o caso.
Na terça-feira, já é a notícia mais importante, ocupando a primeira página de todos os jornais, pois já não é só na Índia, mas também no Paquistão, Irã e Afeganistão.Enfim, a notícia se espalha pelo mundo. Estão chamando a doença de "La Influenza Misteriosa", e todos se perguntam: Que faremos para controlá-la?
Então, uma notícia surpreende a todos: A Europa fecha suas fronteiras. A França não recebe mais vôos da Índia, nem de outros países dos quais se tenham comentado de casos da tal doença. Por causa do fechamento das fronteiras, você está ligado em todos os meios de comunicação, para manter-se informado da situação e, de repente, ouve que uma mulher declarou que num dos hospitais da França, um homem está morrendo por causa da tal "Influenza Misteriosa". Começa o pânico na Europa.
As informações dizem que, quando você contrai o vírus, é questão de uma semana de vida. Em seguida, as pessoas têm 4 dias de sintomas horríveis e morrem. A Inglaterra também fecha suas fronteiras, mas já é tarde. No dia seguinte, o presidente dos EUA fecha também suas fronteiras para Europa e Ásia, para evitar a entrada do vírus no país, até que encontrem a cura.
No dia seguinte, as pessoas começam a se reunir nas igrejas, em oração pela descoberta da cura, quando, de repente, entra alguém na igreja, aos gritos: " Liguem o rádio! Liguem o rádio! Duas mulheres morreram em Nova York!".
Em questão de horas, parece que a coisa invadiu o mundo inteiro. Os cientistas continuam trabalhando na descoberta de um antídoto, mas nada funciona. De repente, vem a notícia esperada: conseguiram decifrar o código de DNA do vírus. É possível fabricar o antídoto! É preciso, para isso, conseguir sangue de alguém que não tenha sido infectado pelo vírus. Corre por todo o mundo, a notícia de que as pessoas devem ir aos hospitais fazer análise de seu sangue e doar para a fabricação do antídoto. Você vai de voluntário com toda sua família, juntamente com alguns vizinhos, perguntando-se, o que acontecerá. Será este o final do mundo?
De repente, o médico sai gritando um nome que leu em seu caderno. O menor dos seus filhos está ao seu lado, se agarra na sua jaqueta, e lhe diz: Pai? Esse é meu nome! E antes que você possa raciocinar, estão levando seu filho, e você grita: "Esperem!" E eles respondem: "Tudo está bem! O sangue dele está limpo, e é sangue puro. Achamos que ele tem o sangue que precisamos para o antídoto."
Depois de 5 longos minutos, saem os médicos chorando e rindo ao mesmo tempo. E é a primeira vez que você vê alguém rindo em uma semana. O médico mais velho se aproxima de você e diz: "Obrigado, senhor! O sangue de seu filho é perfeito, está limpo e puro, o antídoto finalmente poderá ser fabricado."
A notícia se espalha por todos os lados. As pessoas estão orando e rindo de felicidade. Nisso, o médico se apro xima de você e de sua esposa, e diz: -"Posso falar-lhes um momento? Não sabíamos que o doador seria uma criança e precisamos que o senhor assine uma autorização para usarmos o sangue de seu filho."
Quando você está lendo, percebe que não colocaram a quantidade de sangue que vão usar, e pergunta: "Mas, qual a quantidade de sangue que vão usar?" O sorriso do médico desaparece e ele responde:
- "Não pensávamos que fosse uma criança. Não estávamos preparados... Precisamos de todo o sangue de seu filho..."
Você não pode acreditar no que ouve e trata de contestar:
-"Mas...mas..."
O médico insiste:
-"O senhor não compreende? Estamos falando da cura para o mundo inteiro! Por favor, assine! Nós precisamos de todo o sangue!"
Você, então, pergunta:
-"Mas vocês não podem fazer-lhe uma transfusão?"
E vê uma resposta:
-"Se tivéssemos sangue puro, poderíamos. Assine! Por favor, assine!"
Em silêncio, e sem ao menos poder sentir a caneta na mão, você assina.
Perguntam-lhe:
-"Quer ver seu filho agora?"
Ele caminha na direção da sala de emergência onde se encontra seu filho, que está sentado na cama, e ele diz:
-"Papai!? Mamãe!? O que está acontecendo?"
O pai segura na mão dele e fala:
-"Filho, sua mãe e eu lhe amamos muito e jamais permitiríamos que lhe acontecesse algo que não fosse necessário, você entende?"
O médico regressa e diz:
-"Sinto muito senhor, precisamos começar, gente do mundo inteiro está morrendo, o senhor pode sair?"
Nisso, seu filho pergunta:
-"Papai? Mamãe? Por que vocês estão me abandonando?"
E na semana seguinte, quando fazem uma cerimônia para honrar o seu filho, algumas pessoas ficam em casa dormindo, e outras não vêm, porque preferem fazer um passeio ou assistir um jogo de futebol na TV. E outras veêm, mas como se realmente não estivessem se importando.
Aí você tem vontade de parar e gritar:
- MEU FILHO MORREU POR VOCÊS!!! NÃO SE IMPORTAM COM ISSO?
Talvez isso é o que DEUS nos quer dizer:
-MEU FILHO MORREU POR VOCÊS!!! NÃO SABEM O QUANTO EU OS AMO?
É curioso como é simples para algumas pessoas debocharem de Deus, e dizer que não entendem como o mundo caminha de mal para pior.
É curioso como acreditamos em tudo aquilo que lemos nos jornais, mas questionamos as palavras de Deus.
É curioso como todos querem ir para o Céu, mas nada fazem para merecê-lo.
É curioso como as pessoas diz em: "Eu creio em Deus!", mas com suas ações, mostram totalmente o contrário.
É curioso como você consegue enviar centenas de piadas através de um correio eletrônico, mas quando recebe uma mensagem a respeito de Deus, pensas duas vezes antes de compartilhá-la com os outros.
É curioso como a luxúria, crua, vulgar e obscena, passa livremente através do espaço, mas a discussão pública de DEUS é suprimida nas escolas e locais de trabalho.
CURIOSO, NÃO É?
É curioso como me preocupo com o que as pessoas pensam de mim, mas não me preocupo com aquilo que DEUS possa pensar de mim.
Pensem nisso...
(Colaboração: José Cláudio Martins)